Campanha chega à reta final com intensa mobilização de doadores de sangue

Deixamos este artigo pronto pra você usar. Basta fazer o download ou compartilhar. :)

  • Quase 7 mil bolsas de sangue já foram coletadas pelo País afora desde o dia 8 de fevereiro.

São Paulo, 20 de fevereiro de 2020

Quando o Carnaval chegar oficialmente na noite desta sexta-feira (21), os bancos de sangue do País já estarão a postos para enfrentar um período considerado crítico. O aumento na circulação por conta do feriado e a ocorrência de acidentes levam a uma demanda maior por bolsas. O consumo de álcool e as viagens também afastam os doadores voluntários. Foi pensando nesse cenário que o Santander Brasil realiza, até esta quinta (20), sua quinta edição da campanha Eudouosangue.

Quase 7 mil bolsas de sangue já foram coletadas pelo País afora desde o dia 8 de fevereiro.“De Norte a Sul do Brasil vimos funcionários se mobilizando pela causa. Muitos deles doaram pela primeira vez, o que mostra que mais gente vem se conscientizando e decidindo participar. É nossa responsabilidade mobilizar, incentivar e conscientizar as pessoas para algo tão importante”, diz Vanessa Lobato, vice-presidente de Recursos Humanos do Santander Brasil.

Ela destaca outro aspecto importante na mobilização dos funcionários, que é a doação recorrente. Muitos se tornaram doadores na primeira edição, em 2018, e participam em todas as campanhas. E mesmo aqueles que não podem doar por algum tipo de restrição, se mantêm engajados: nesta quinta edição mais de 1,2 mil funcionários se apresentaram para a função de mobilizador, estimulando colegas, amigos e familiares.

O movimento iniciado entre os 48 mil funcionários do banco, ganhou força com a participação de outras empresas. A GOL veiculou mensagens sobre doação de sangue em alguns de seus voos pelo País. IBM e Iguatemi anunciaram o tema em suas redes internas. HCosta e Gympass reuniram funcionários para doações. A Unifor – Universidade de Fortaleza, também mobilizou funcionários e alunos.

Quatro vidas

O tempo médio de doação é de 40 minutos e a cada bolsa de sangue doada, é possível salvar até quatro vidas. Para orientar os interessados em doar, o Banco criou o portal www.eudouosangue.com.br. Nele é possível encontrar todas as condições gerais, de saúde e de comportamento, necessárias para realizar uma doação; também é possível fazer a busca de hemocentros em todos os estados do Brasil.

Área restrita