Farol Santander apresenta programação do verão 2020

Deixamos este artigo pronto pra você usar. Basta fazer o download ou compartilhar. :)

  • Cine Farol Santander exibe a mostra Novo Ouro Latino-Americano, com 13 filmes premiados em grandes festivais e indicados ao Oscar.
  • Exposição Estratégias do feminino reúne 95 obras de 53 artistas brasileiras que atuaram com o tema ‘feminino’, todas datadas entre o início do século XX até os dias correntes, até 9 de fevereiro.
  • Promoção de férias marca a gratuidade de todas as terças-feiras dos meses de janeiro e fevereiro, além do último domingo do mês, para visitar exposições de artes visuais e memória. 

Porto Alegre, 14 de janeiro de 2020

O Farol Santander oferece atividades para quem fica na capital gaúcha durantes os meses de janeiro e fevereiro. Artes visuais, cinema e espaços memória estão no programa, que inclui um restaurante executivo e um café dentro de um cofre.  Vale destacar que durante os meses de verão, o centro de cultura, empreendedorismo e lazer, que está com um projeto de iluminação noturna, oferece promoção de férias com entrada franca todas as terças-feiras e no último domingo do mês (não inclui cinema). Detalhes de toda operação com informações sobre locação dos espaços estão disponíveis no site www.farolsantander.com.br

 

Cine Farol Santander

Entre os dias 16 de janeiro e 20 de fevereiro, a sala de cinema do Farol exibe um panorama das produções latino-americanas recentes. A mostra Novo Ouro Latino-Americano é composta por 13 filmes premiados em grandes festivais e indicados ao Oscar. México, Brasil, Peru, Uruguai, Paraguai, Chile, Colômbia e Argentina são representados com o melhor do seu cinema autoral. Sucesso de crítica, o filme Divino Amor tem uma sessão com atriz Dira Paes e o diretor Gabriel Mascaro para conversarem sobre a realização do longa-metragem. No Coração do Mundo, uma das grandes surpresas no ano de 2019, traz sua protagonista, a atriz Bárbara Colen (Bacurau, Aquarius, Baixo centro), para falar sobre cinema com o público. A programação especial fica por conta do apresentador Marcelo Tas, que fala sobre séries que mudaram sua vida.

 

GLORIA BELL

Gloria Bell, EUA, 2018, cor, 101 min

16, 17, 18, 19, 21, 22/01 e 13/02 – às 16h (terça a sábado) e 14h30 (domingo)

Uma mulher sozinha com 50 anos e espírito livre ocupa suas noites buscando amor em boates em Los Angeles. Sua frágil felicidade muda no dia em que conhece Arnold. Sua intensa paixão a deixa alternando entre esperança e desespero, até ela descobrir uma nova força e que agora, surpreendentemente, ela consegue brilhar mais do que nunca.D: Sebastián Lelio. R: Sebastián Lelio, Alice Johnson Boher. E: Juliane Moore, John  Turturro, Karen Pistorius, Michael Cera, Brad Garret. G: Drama/Comédia. CI: 16. L: Sim.Festivais: Rotterdam

 

CHUVA É CANTORIA NA ALDEIA DOS MORTOS

Brasil/Portugal, 2018, cor, 114 min

16, 17, 18, 19, 21, 22/01 – 18h30 (terça a sábado) e 16h45 (domingo)

Ihjãc é um jovem do povo Krahô, aldeia indígena localizada em Pedra Branca, no interior do Brasil. Depois de ser surpreendido pela visita do espírito de seu falecido pai, ele se sente na obrigação de organizar uma festa de fim de luto, comemoração tradicional da comunidade. D, R: João Salavisa, Renée Nader Messora. E:  Henrique Ihjãc Krahô, Kotô Krahô. G: Drama. CI: Livre. L: Sim.

Prêmios: Prêmio do Júri – Um Certain Regard (Cannes)

 

UMA MULHER FANTÁSTICA

Uma Mujer Fantástica, chile, 2017, cor, 104 min

23, 24, 25, 26, 28, 29/01 – 16h (terça a sábado) e 14h30 (domingo)

Marina é uma garçonete que passa boa parte dos seus dias buscando seu sustento. Seu verdadeiro sonho é ser uma cantora de sucesso e, para isso, canta durante a noite em diversos clubes de sua cidade. O problema é que, após a inesperada morte de Orlando, seu namorado e maior companheiro, sua vida dá uma guinada total.D: Sebastián Lelio. R: Sebastián Lelio, Gonzalo Maza. E: Daniela Veja, Francisco Reye, Luis Gnecco, Aline Kuppeinheim, Nestor Cantillana. G: Drama. CI: 14. L: Sim.

Prêmios: Oscar Melhor Filme Estrangeiro

 

VERMELHO SOL

Rojo, Argentina, 2018, cor, 109 min

23, 24, 25, 26, 28, 29/01 – 18h30 (terça a sábado) e 16h45 (domingo)

Claudio é um advogado de meia idade que vive uma vida calma e confortável com sua esposa em uma pequena cidade da Argentina da década de 1970. Quando um detetive particular aparece na sua cidade determinado em localizar um estranho com quem ele brigou meses atrás em um restaurante, seu mundo é virado de cabeça para baixo.D, R: Benjamin Naishtat. E: Dario Grandinetti, Andrea Frigerio, Alfredo Castro, Diego Cremonesi, Susana Pampin, Mara Bestelli, Rafael Federman. G: Drama/Suspense. CI: 14. L: Sim.

Prêmios: Melhor Direção, Melhor Ator e Melhor Fotografia – Festival de San Sebatián

 

CHICUAROTES

Chicuarotes, México, 2019, cor, 95 min

30, 31/01, 01, 02, 04 e 05/02 – 16h (terça a sábado) e 14h30 (domingo)

Cagalera e Moloteco são dois amigos adolescentes que vivem em San Gregorio, bairro periférico da Cidade do México. Insatisfeitos com sua difícil situação financeira e status social, eles acabam se envolvendo com o mundo do crime ao executar pequenos delitos, na esperança de uma nova vida em outro lugar. Além das consequências de seus atos, os jovens precisam lidar com a falta de perspectiva na região.D: Gael García Bernal. R: Augusto Mendoza. E: Benny Emmanuel, Gabriel Carbajal, Gabriel Giménez Cacho, Dolores Heredia, Leidi Gutierrez, Ricardo Abarca. G: Drama/Comédia. CI: 16. L: Sim.

Festivais: Cannes 2019

 

AS HERDEIRAS

Las Herderas, Paraguai, 2018, cor, 98 min

30, 31/01, 01, 02, 04 e 05/02 – 18h30 (terça a sábado) e 16h45 (domingo)

Sessão do dia 05/02 será comentada com o crítico de cinema Robledo Milani

Chela e Chiquita, herdeiras de uma família rica no Paraguai, vivem confortavelmente há 30 anos. Porém, ao chegar na terceira idade, percebem que o dinheiro não é mais suficiente e começam a vender seus bens. Quando suas dívidas chegam ao ponto da Chiquita ser presa por cobranças fraudulentas, Chela começa a providenciar um serviço local de táxi para um grupo de senhoras ricas.

D, R: Marcelo Martinessi. E:  Ana Brun, Margarita Irún, Ana Ivanova, Nilda Gonzalez, Yverá Zayas. G: Drama. CI: 12. L: Sim.

Indicações: Oscar

Prêmios: Melhor atriz Festival de Berlim para Ana Brun

 

SEVERINA

Severina, Uruguai, 2017, cor, 100 min

06, 07, 08, 09, 11 e 12/02 – 16h (terça a sábado) e 14h30 (domingo)

O dono de uma livraria se encanta com uma mulher que visita sua loja e volta dia após dia para cometer furtos. Inicialmente ele não reage, mas numa das vezes, mais interessado em puxar conversa do que recuperar o prejuízo, ele a encurrala. Ela passa então a pegar livros em outros estabelecimentos, porém ele não está disposto a se libertar da misteriosa obsessão.

D, R: Felipe Hirsch. E:  Javier Drolas, Carla Quevedo, Alfredo Castro, Alejandro Awada, Daniel Hendler. G: Drama/Romance. CI: 12. L: Sim.

Festivais: Locarno

 

NO CORAÇÃO DO MUNDO

Brasil, 2019, cor, 122 min

06, 07, 08, 09, 11, 12 e 13/02 – 18h30 (terça a sábado) e 16h45 (domingo)

Sessão do dia 12/02 será comentada com o jornalista e crítico de cinema Daniel Feix

Contagem, Minas Gerais. Dentro da comunidade local, Marcos se vira diariamente com os pequenos crimes que comete. Quando reencontra Selma, uma antiga amiga, ele se convence da possibilidade de executar um assalto bem-sucedido. Mas o plano só pode ser colocado em prática com a ajuda de uma terceira pessoa, e Ana, namorada de Marcos, hesita em participar.

D, R: Gabriel Martins, Murilo Martins. E: Barbara Colen, Kelly Crifer, Leo Pirata, Gacê Passo. G: Drama. CI: 16.

Festivais: Rotterdam

 

A CAMAREIRA

La Camarista, México, 2018, cor, 102 min

14, 15, 16, 18, 19 e 20/02 – 16h (terça a sábado) e 14h30 (domingo)

Eve é uma jovem mãe solteira que trabalha longas horas como camareira em um hotel de luxo na Cidade do México. Sonhando com uma vida melhor, ela se inscreve no programa de educação para adultos do hotel. Porém, ela logo percebe que nem sempre quem faz o trabalho pesado é recompensado.

D: Lila Avilés. R: Lila Avilés, Juan Carlos Marquez. E:  Gabriela Cartol, Teresa Sánchez, Agustina Quinci. G: Drama. CI: 14. L: Sim.

Indicações: Oscar 2020

Prêmios: Ariel de Melhor Filme de Estréia

 

DIVINO AMOR

Brasil, 2018, cor, 101 min

14, 15, 16, 18, 19 e 20/02 – 18h30 (terça a sábado) e 16h45 (domingo)

Joana trabalha como escrivã em um cartório e, profundamente religiosa e devota à ideia da fidelidade conjugal, sempre tenta demover os casais que volta e meia surgem pedindo o divórcio. Tal situação sempre a deixa à espera de algum reconhecimento, pelos esforços feitos. Entretanto, a situação muda quando ela própria enfrenta uma crise em seu casamento.D: Gabriel Mascaro R: Gabriel Mascaro, Rachel Ellis, Lucas Paraizo. E: Dira Paes, Júlio machado, Teca Pereira, Emílio de Mello, Thalita Caruta, Mariana Nunes. G: Drama. CI: 18.

Festivais: Sundance e BerlimPrêmios: Melhor Filme e Melhor Atriz – Festival Santa Maria da Feira

 

Estratégias do Feminino

Em cartaz até 9 de fevereiro

Grande Hall

A exposição apresenta o trabalho de 53 artistas brasileiras. Ao todo são 95 obras criadas entre o início do século XX até os dias correntes. Os nomes escolhidos para a mostra impactam pela potência artístico-conceitual e problematização das constituições, condições e culturas do ‘feminino’. Tudo isso por meio de negação, contestação, desconstrução, ressignificação, autorepresentação, deformação, alegoria e humor em suas peças.

A exposição é constituída por cinco núcleos: No Calor da Luta; A Casa e a Rua; Dobras e Costura; Diários e Listas e o Corpo que Habito. As obras foram agrupadas a partir da identificação de estratégias que se impõem como procedimentos evidentes de enfrentamento dos espaços e lugares que foram reservados às mulheres – inclusive na história da arte – e que têm limitado suas ações na vida pública, no trabalho, na cultura, nos padrões de beleza, enfim, no exercício pleno de suas cidadanias.

 

Espaços memória

Seguindo por um grande rio que corre através da história, a exposição conta um pouco da fundação da cidade, a Praça da Alfândega, as pessoas, a cidade e a história do banco. Usando a água como ponto de partida e origem de nossa história, partimos do fundo do Rio Guaíba para a terra no processo de aterramento da região, para a natureza diversa conhecida em Porto Alegre em seus túneis verdes e para as miscigenações dos povos com a chegada de imigrantes de diversos locais do Brasil e do Mundo. Já o cofre conta com um importante acervo de numismática do Rio Grande do Sul.  Fazemos uma analogia entre as moedas “oficiais” e “não oficiais” que circulavam na região e os dois lados da moeda, o famoso “cara ou coroa” conhecido no mundo todo. Nas laterais da sala contamos a evolução da moeda oficial do estado brasileiro, a difícil tarefa de equilibrar inflação e emissão de moeda e sobre a técnica de impressão de cédulas da época.

 

Farol Iluminado

O Farol Santander, localizado no Centro Histórico de Porto Alegre, está todo iluminado. Na programação das cenas de cores predomina o vermelho durante o ano. Soma-se ao verde e amarelo, que foram incluídos em setembro em uma homenagem à Independência do Brasil. Além dessas cores, há o rosa, que entrou em vigor em outubro, da campanha de prevenção ao câncer de mama e o azul, de novembro, destacando os cuidados para evitar o câncer de próstata. O âmbar é a tonalidade escolhida para intercalar com todas as cores.

 

Locações

Todos os espaços do Farol Santander estão disponíveis para locação. Cada um tem uma proposta exclusiva, que proporciona diferentes experiências, com total acessibilidade. As locações podem ocorrer em qualquer horário e dia da semana, conforme o perfil do evento. Os interessados podem fazer um tour 360º em todos os ambientes acessando  https://www.farolsantander.com.br/#/poa. Os contatos para mais informações são: (51) 3287-5801 / [email protected].

 

 

Serviço: Farol Santander Porto Alegre

Onde: Rua Sete de Setembro, 1028, Centro Histórico, Porto Alegre, RS, Brasil, 90010-191

Telefone: (51) 3287-5500

Funcionamento: terça-feira a domingo e feriados

Horários: 10h às 19h (terça-feira a sábado) / 11h às 18h (domingo e feriados)

Entrada acessível: Avenida Cassiano Nascimento – acesso lateral

Acessibilidade: Banheiros e elevadores adaptados, rampas de acesso

Site Farol Santander: www.farolsantander.com.br 

Email: [email protected]

Ingressos Farol (visitação completa): R$ 15 / R$ 7,50 (meia entrada)

Ingressos Cine Farol Santader: R$ 18 / R$ 9 (meia entrada)

Ingressos Combo visitação e cinema: R$ 25 / R$ 12,50 (meia entrada)

Cliente Santander: 10% de desconto no site do Farol Santander e bilheteria física no local

Horário Bilheteria: 10h às 19h (terça-feira a sábado) / 11h às 18h (domingo e feriados)

Gratuidade: Último domingo de cada mês + todas as terças-feiras dos meses de janeiro e fevereiro/20 para todos os públicos (promoção não inclui sessões de cinema).

Agendamentos de grupos e redes de ensino: [email protected] ou pelo telefone (51) 3287-5801

Locações: todos os espaços, em qualquer horário e dia da semana, conforme disponibilidade

Classificação indicativa da exposição Estratégias de feminino: a partir de 14 anos

 

Assessoria de Imprensa – Farol Santander Porto Alegre

Telefones: (11) 3553-0116/2623/5157/7366/5244

E-mail: [email protected]santander.com.br

www.santander.com.br

twitter.com/santander.br

Área restrita