Farol Santander Porto Alegre reabre com obras de Portinari, Di Cavalcanti e Tomie Ohtake

Deixamos este artigo pronto pra você usar. Basta fazer o download ou compartilhar. :)

  • “Contemporâneo Sempre, Coleção Santander Brasil” terá trabalhos de artistas consagrados como Alfredo Volpi, Claudia Andujar e artistas gaúchos, como Zoravia Betiol e Glauco Rodrigues;
  • Reabertura conta ainda com o retorno de mostra de arte imersiva do duo Nonotak, além da retomada de exposições permanentes.

São Paulo, 28 de outubro de 2020

O Farol Santander Porto Alegre, centro de empreendedorismo, cultura e lazer, retoma suas atividades com novidades na sua programação cultural. A partir de desta quinta (29), das 12h às 18h, visitantes locais e turistas poderão voltar ao espaço conhecer a nova exposição Contemporâneo, Sempre – Coleção Santander Brasil.

A mostra reúne 67 obras da coleção de arte do Banco, que conta com trabalhos de artistas consagrados como Alfredo Volpi, Tomie Ohtake, Di Cavalcanti, Candido Portinari e Claudia Andujar, entre outros. A curadoria é de Agnaldo Farias e Ricardo Ribenboim.

Trata-se da segunda exposição itinerante que envolve o Farol Santander São Paulo e o Farol Santander Porto Alegre. A mostra da capital gaúcha, porém, ganhou obras exclusivas assinadas pelos artistas Zoravia Betiol (Porto Alegre – RS), Glauco Rodrigues (Bagé – RS), Xico Stockinger (Traun – Áustria, que viveu e se tornou notável em Porto Alegre) e Cássio Vasconcelos (São Paulo – SP). A exposição ficará até 24 de janeiro.

O Farol Santander Porto Alegre também retoma a mostra de arte imersiva GIGANTAS, inaugurada em março, de autoria do duo Nonotak Studio, que foi concebida especialmente para o espaço e permanecerá até 17 de janeiro.

As exposições permanentes Memória e Identidade e O Outro Lado da Moeda estão de volta na programação cultural do espaço, que também contará com atividades de empreendedorismo e inovação.

“Após a adequação das nossas instalações aos protocolos de saúde e reestruturação de alguns ambientes, estamos prontos para voltar a proporcionar, com toda a segurança, as experiências imersivas e culturais que consolidaram o Farol como destino obrigatório para gaúchos e turistas que amam a arte e que querem conhecer melhor a história de uma das maiores metrópoles do País”, afirma Patricia Audi, vice-presidente Executiva de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander Brasil.

Protocolos de segurança e saúde

Para zelar pela segurança e saúde de seu público e funcionários, haverá medição de temperatura e tapetes sanitizantes e secantes para ingresso no prédio; será obrigatório o uso de máscaras; dispensers de álcool em gel estarão disponíveis em todos os andares do edifício; e o ambiente também contará com sinalizações para que todos respeitem o distanciamento de 1,5 metro. O Farol ainda reforçou o serviço de limpeza e higienização de todo o prédio.

“O acesso à cultura é uma necessidade básica, mas só poderíamos reabrir o Farol Santander quando tivéssemos certeza que a saúde de nossos visitantes e funcionários seria preservada”, ressalta Patricia. Seguindo as orientações das autoridades para a reabertura, o Farol Santander Porto Alegre funcionará em horário reduzido – das 12h às 18h, de terça a domingo -, com ocupação máxima de 25% da capacidade total do prédio. Já o restaurante Moeda voltará com as suas atividades no dia 10 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 15h.

Nova exposição: Contemporâneo, Sempre – Coleção Santander Brasil

A exposição apresenta um panorama de 70 anos da arte brasileira e reúne um conjunto significativo de pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e fotografias. Das mais de duas mil obras do acervo, foram escolhidos 67 trabalhos, divididos nas categorias Abstração, Retrato e Paisagem.

A expografia desenvolvida para ocupar o mezanino do Farol Santander Porto Alegre apresenta, por meio de sua segmentação em categorias, um olhar didático para o público, que permite compreender como cada uma dessas vertentes traduzem a história da arte brasileira. A curadoria é de Agnaldo Farias e Ricardo Ribenboim.

Dentro das divisões estabelecidas pela curadoria, destacam-se artistas e suas respectivas obras: Abstração: Alfredo Volpi, Sem Título (1960); Tomie Ohtake, Sem Título (1978); Manabu Mabe, Voz da Selva (1969).

Retrato: Di Cavalcanti, Mulata na Cadeira (1970); Milton Dacosta, Figura (1948); John Graz, Canoeiros (1975).

Paisagem: Darel Valença, Sem título (1968); Candido Portinari, Cavalo, Casebre e Paisagem (1959); Claudia Andujar, Conselho de homens Xicrin-Kayapo, Estado do Pará, Amazônia (1966).

Memória e Identidade e O Outro Lado da Moeda.

Reestruturada para ocupar o subsolo do edifício, a exposição permanente Memória e Identidade conta a história da cidade de Porto Alegre em um percurso imersivo e lúdico. Utilizando o Rio Guaíba como metáfora, o roteiro da mostra conta um pouco da fundação da cidade de Porto Alegre, sua história, seu clima, suas praças, sua economia e as pessoas que viveram e vivem na capital gaúcha.

Outra programação fixa do Farol Santander Porto Alegre é a mostra O Outro Lado da Moeda, que conta com um importante acervo de numismática do Rio Grande do Sul e também ocupa o Subsolo do edifício. O trabalho expõe uma analogia entre as moedas “oficiais” e “não oficiais” que circulavam na região e o famoso “cara ou coroa”, conhecido no mundo todo. Nas laterais da sala é contada a evolução da moeda oficial do estado brasileiro, a difícil tarefa de equilibrar inflação e emissão de moeda e a técnica de impressão de cédulas da época.

Gigantas

GIGANTAS, mostra de arte imersiva inaugurada em março deste ano, antes da paralização, também será retomada. Com curadoria de Antonio Curti, o duo Nonotak Studio apresenta uma obra-performance inédita, pensada exclusivamente para ocupar o Grande Hall do edifício. A instalação foi concebida dentro das especificações do espaço para potencializar a arquitetura e criar um diálogo entre o físico da construção e o digital da iluminação. Por meio de programação e da sensibilidade dos artistas, a peça atua como uma grande performance que transforma o ambiente em uma experiência de imersão. 

Empreendedorismo e Inovação

Durante nove meses, de novembro a agosto de 2021, o projeto C.E.I.A. (Compartilhamento – Empreendedorismo – Inovação – Arte) trará conteúdos e serviços relacionados ao universo do empreendedorismo e da inovação; transformando o Átrio do Farol Santander Porto Alegre em um espaço inspirador voltado à cultura e também aos negócios.

O projeto irá conectar empreendedorismo à arte e inovação à cultura, fomentando o dinamismo econômico e inspirando novas formas de trabalho e diferentes maneiras de compartilhar conhecimento. O projeto terá estreia no dia 19 de novembro e contará com coworking, café/bistrô, estação de realidade virtual, meeting space, intervenções artísticas, além de eventos como palestras, apresentações, hackathons, batalhas de pitches e happy hours.

Sobre o Farol Santander Porto Alegre

O Farol Santander, centro de empreendedorismo, cultura e lazer em Porto Alegre completou, em março de 2020, um ano de atividades.

No período, recebeu quatro exposições de artes visuais: “Roda Gigante – artista Carmela Gross”, “Saramago – os pontos e a vista”, “Estratégias do Feminino” e “GIGANTAS – uma experiência por Nonotak Studio”; exibiu 15 programas especiais no Cine Farol Santander, com destaque para a mostra “Cinema Atual Espanhol”; realizou encontros relevantes, como com o filósofo francês Luc Ferry e debates sobre moda e gastronomia.

O Farol Santander Porto Alegre também possui um Espaço Memória que traz a história da cidade, do prédio e da política monetária brasileira, além do Restaurante Moeda; todos concentrados no subsolo da instituição.

Vale destacar a dinâmica de eventos, que disponibilizar todos os espaços do Farol Santander para locação.

Serviço:

Farol Santander Porto Alegre

Onde: Rua Sete de Setembro, 1028, Centro Histórico, Porto Alegre, RS

Site Farol Santander: farolsantander.com.br

Funcionamento: terça a domingo

Horários: 12h às 18h (terça a domingo)

Ingressos: R$ 15,00 (visitação completa ao Farol Santander)

Vendas: https://site.bileto.sympla.com.br/farolsantanderpoa/

Crianças de até 2 anos e 11 meses não pagam ingresso. A partir dos 3 anos, pagam meia entrada e, a partir dos 12 anos, é necessária a apresentação de RG e carteirinha de estudante para o pagamento da meia.

Classificação: Livre

Acessibilidade: Rua Cassiano Nascimento – acesso lateral / toaletes e elevadores adaptados, rampas de acesso

Mais informações à imprensa:

MARRA COMUNICAÇÃO

ASSESSORIA DE IMPRENSA – FAROL SANTANDER

Paulo Marra: [email protected] – (11) 99255-3149

Vinícius Oliveira: [email protected] – (11) 95946-2063

Luiz Lamboglia: [email protected] – (11) 99179-1917

Site: https://marracomunica.com.br

Área restrita