Farol Santander SP abre Sombras Milenares – exposição inédita na América do Sul com obras do duo HYBYCOZO

Deixamos este artigo pronto pra você usar. Basta fazer o download ou compartilhar. :)

  • 22 de outubro de 2021 a 06 de março de 2022
  • Com curadoria de Antonio Curti, mostra reunirá nove obras e instalações do duo HYBYCOZO, destaque no cenário internacional da arte contemporânea
  • Formado pela ucrania na Yelena Filiptchuk e pelo canadense Serge Beaulieu, o duo HYBYCOZO é residente no festival Burning Man (EUA) e tem obras permanentes em diversas capitais do mundo;
  •  Provocando o equilíbrio entre luz e sombra, a exposição conta com trabalhos inéditos e site-specifics, com design exclusivo para o Farol Santander SP;
  • Sombras Milenares ocupará o 20º andar do icônico edifício e terá a grande instalação “Star” exibida no Hall de entrada;

Fotos: https://bit.ly/2Z8hEtP

Créditos: Jorge Sato

Vídeo: https://youtu.be/UDr8zxxXrmc

São Paulo, 22 de outubro de 2021 

O Farol Santander São Paulo, centro de empreendedorismo, cultura, lazer e gastronomia, recebe, a partir de 22 de outubro (sexta-feira), a exposição Sombras Milenares, inédita na América Latina. Sob curadoria de Antonio Curti e produção da Arte 3 e Aya Studio, a mostra propõe, por meio de nove obras e instalações, a materialização das sombras como manifestação artística, aliando tecnologia ao estudo da geometria, técnicas utilizadas pelo duo internacional HYBYCOZO. Algumas obras exibidas no Farol Santander SP são inéditas e foram desenvolvidas no modelo site-specific, ou seja, com design exclusivo e pensado de acordo com o espaço e características deste ambiente.

Outros trabalhos do duo, que chegam pela primeira vez ao Brasil, já fizeram parte de mostras realizadas em cidades como Istambul, Dubai, São Francisco, Las Vegas e Nova Iorque. Formado pela cientista ambiental e artista visual Yelena Filiptchuk (Ucrânia), e pelo designer industrial Serge Beaulieu (Canadá), o HYBYCOZO é um projeto colaborativo de escultura e instalação artística que trabalha com obras em larga escala, compostas de maneira a harmonizar a experiência escultural e elementos como luz e sombra.

Por meio das obras do duo, o público será convidado a mergulhar em um ambiente onde a construção geométrica evoca estudos milenares sobre a sociedade e seus elementos místicos e físicos. A união de matemática, ciência e arte das peças desenvolvidas pelos artistas conduz os visitantes a uma experiência imersiva, análoga e atemporal.

“Estamos muito animados com a chegada de uma exposição internacional que foi desenhada exclusivamente para o espaço do Farol Santander. O HYBYCOZO trazc onsigo uma forma inédita de interpretar a arte, através da união e intersecção desombras e luzes projetadas em objetos geométricos. As pessoas terão a oportunidadede conhecer símbolos sagrados que pertencem a história da humanidade”, diz Patricia Audi, vice-presidente de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander Brasil.

Nove obras serão apresentadas na primeira exposição do HYBYCOZO no Brasil: Trocto,Rhombi, Ivov, Icozo, Dodi, Illuminati, Cylinder e Sunscope, além da obra em largaescala Star, que ficará no hall de entrada do Farol Santander.

O campo de estudo dos artistas se baseia na Estrutura E8 e na geometria sagrada. A primeira obra do duo, Trocto, é a representação da Estrutura E8 e do símbolo sagrado Cubo de Metatron, ícone observado já no século VII a.C., no Templo de Osíris, Egito Antigo, e em mosaicos romanos.

As inspirações para a realização dos trabalhos da dupla surgem em pesquisadores do campo do fenômeno geométrico, sendo eles artistas, químicos, matemáticos, filósofos ancestrais e artesãos. Do ponto de vista estético, o HYBYCOZO é inspirado pelo movimento da arte minimalista, light art, e pela arte em mosaico folclórico.

O uso de sombras como arte deriva do conceito matemático conhecido como projeção dimensional. Ou seja, a sombra de um objeto aparece em uma dimensão a menos doque o próprio objeto. A partir da concepção de esculturas quadridimensionais, assombras de HYBYCOZO são capazes de construir suas versões tridimensionais.

“O conceito dos campos científicos, matemáticos e químicos, em conexão com a filosofia e os estudos ancestrais, potencializa o desenvolvimento de novas poéticas artísticas e de interpretações que possibilitam ampliar a consciência e compreensão doser humano em relação ao universo e consigo mesmo. A arte existe para trazer significado à vida e transcender em experiências”, analisa Antonio Curti, curador damostra.

O 20º andar do Farol Santander SP, que recebe a mostra, atenderá aos protocolossanitários recomendados por autoridades de Saúde. O ambiente contará comdistanciamento de até 1,5m, dispenser de álcool em gel, e higienização constante dasobras, além de exigir o uso de máscara.

Sobre Antonio Curti

Nascido em 1992, é formado em Cinema pela FAAP. Aos 19 anos criou o festival audiovisual Downtown, que revivia locais esquecidos do centro de São Paulo com experiências. Em 2017 tornou-se sócio da THE FORCE, empresa de instalações de tecnologia na área de marketing e corporativo.

Hoje está à frente da AYA, organização de arte e tecnologia com foco em projetos culturais. Seus últimos trabalhos foram as curadorias das exposições “Dimensão” do duo japonês Nonotak Studio na Japan House, “Metaverso” no Farol Santander,”Constelação” com obra da croata Maja Petric, e “Gigantas” do duo Nonotak Studio em Porto Alegre.

O curador e diretor artístico tem como interesse o diálogo entre as artes visuais, tecnológicas e imersivas como agentes ativos de transformação humana a partir de experiências que mesclam o real e o virtual.

Sobre o HYBYCOZOHYBYCOZO 

Hyperspace Bypass Construction Zone – consiste em uma série deinstalações e obras de arte em grande escala que investigam a exploração geométrica através de luz, sombra e percepção. O projeto é inspirado na interseção de matemática, ciência, material e luz.

Yelena Filipchuk (n. 1987) Nascida na URSS, Yelena frequentou a UC Berkeley e estudou Conservação e Estudos de Recursos, concentrando-se em padrões do mundo natural, biomimética e justiça ambiental. Em seguida, treinada em estúdio de arte e fabricação, ela prospera no processo criativo, criando obras de arte instigantes que investiga padrões e formas como uma maneira de educar e inspirar.

Serge Beaulieu (n. 1981) Nasceu no Canadá e frequentou a Carleton University estudando design industrial. Tendo treinado e praticado como Designer Industrial por mais de 10 anos, Serge está criando agora obras de arte de grande escala que expandem os limites da tecnologia, geometria e fabricação.

Ambos residem atualmente em Oakland, California, operando estúdios e oficinas de aventuras criativas e exploratórias.

Sobre o Farol Santander São Paulo

Desde sua inauguração, em janeiro de 2018, o Farol Santander já recebeu mais de 950mil pessoas e 22 exposições nos eixos temático e imersivo, divididas em cinco andares do centro de cultura, empreendedorismo, lazer e gastronomia. As atrações do Farol Santander ocupam 18 pisos dos 35 do edifício de 161 metros de altura que, por um longo período, foi a maior estrutura de concreto armado da América do Sul.

As visitas começam pelo hall do térreo, que conta com a Loja da Cidade e o famoso lustre de mais de 1,5 toneladas, seguindo até o Mirante do 26º que, após a revitalização, ganhou um Café especial, com uma das vistas mais famosas de São Paulo.

Do 2º ao 5º andar os visitantes podem conhecer a história do prédio e da própriacidade, no Espaço Memória, que tem mobiliários originais feitos pelo Liceu de Artes e Ofícios nas salas de reuniões, diretoria e presidência, ambientadas sonoramente para simular o funcionamento a época como Banco do Estado de São Paulo.

No subsolo do edifício, está instalado o Bar do Cofre SubAstor, onde funcionava o cofre do Banco do Estado de São Paulo desde 1947 (tombado pelo Patrimônio Histórico). O bar é ambientado com as características da época e pitadas contemporâneas emdesign e mobiliários, com cartas de drinks especiais, além de comidinhas.

Serviço Sombras Milenares – Farol Santander São Paulo

Data: 22/10/21 a 06/03/22

Onde: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)

Site Farol Santander: farolsantander.com.br

Telefone Farol Santander: (11) 3553-5627

Funcionamento: terça-feira a domingo

Horários: 09h às 20h

**** Horários sujeitos a alteração em virtude das determinações de autoridadessanitárias. Consulte o site.

Ingressos: R$ 25 (visitação completa do Farol Santander).

Compra online: https://bileto.sympla.com.br/event/66583/d/101875 (vendas também na bilheteria local)

Classificação: Livre

Brigada de incêndio e Seguranças: Efetivo total de 60 pessoas

Banheiros: 2 por andar – 1 masculino e 1 feminino (4º, 8º, 21º, 22º, 23º, 24º e no 26ºandar)

*Monitoria no andar

*Distanciamento Social

*Uso de Máscara obrigatório

*Higienização constante das obras

*Instalações acessíveis para cadeirantes

Mais Informações:

MARRA COMUNICAÇÃO – Assessoria de Imprensa Santander/Farol Santander

Vinícius Oliveira: [email protected] – 11 95946-2063

Paulo Marra: [email protected] – 11 99255-3149

Redação: [email protected] – 11 3258-4780

Site: http://marracomunica.com.br

Área restrita