Gastos com viagens aéreas nas classes C e D crescem 44% em Pernambuco, de acordo com pesquisa da Superdigital

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  • Embora tenha registrado altas em segmentos específicos, os gastos no geral no estado recuaram 11,3% no mês;

São Paulo, 10 de novembro de 2021 

Seguindo a mesma tendência do país, os pernambucanos das classes C e D aumentaram os gastos com viagens aéreas em setembro, em comparação com agosto, de acordo com a Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander. O volume do consumo do item Companhias Aéreas subiu 44% no estado, enquanto os números nacionais apontaram uma recuperação de 13% nesse segmento, além de 8% em Hotéis e Motéis. No balanço geral, houve retração de 4% no Brasil e de 11,3% em Pernambuco.

Esses números negativos nos gastos dos pernambucanos se deram, sobretudo, pelas baixas em Hotéis e Motéis (-16%) – em um sentido contrário à alta no país -, Supermercados (-10%), Prestadores de Serviços (-9%), Telecomunicações (-9%) e Serviços (-8%).

Em contrapartida, a pesquisa observou em Pernambuco crescimento de gastos em outros segmentos, como Rede Online (18%), Automóveis e Veículos (17%), Diversão e Entretenimento (16%) e Transportes (10%).

De acordo com Luciana Godoy, CEO da Superdigital, “as pessoas estão mais confortáveis e confiantes para voltarem a viajar. De fato, por conta da pandemia, muitas viagens foram adiadas e, com o avanço da vacinação e a queda no número de contaminados, é normal que a população retome as viagens e os planos que foram adiados em 2020 e primeiro semestre de 2021”, afirma ela.

Todas as regiões registraram queda, puxadas pelo Norte (-8%) e Nordeste (-7%). O Sul recuou 4%; o Sudeste, 3%; e o Centro-Oeste, 1%. No âmbito nacional, os demais setores que mostraram recuperação no consumo foram Diversão e Entretenimento (3%), Telecomunicações (2%), Transporte (1%) e Combustíveis (1%). Na outra ponta, os gastos que mais caíram foram Rede Online (-7%), Automóveis e Veículos (-6%), Lojas De Roupas (-5), Lojas de Artigos Diversos (-3%) e Prestadores de Serviços (-3%).

O levantamento mostra também que o principal gasto do orçamento das famílias é com Supermercados (37%), seguido de Restaurantes (12%) e Lojas de Artigos Diversos (11%).

Em setembro, 84% dos gastos foram feitos presencialmente, o que representa um ponto percentual a mais em comparação a agosto e 3 pontos a mais que junho. Em relação ao ticket médio, houve aumento significativo nos setores de Companhias Aéreas (24%), Hotéis e Motéis (11%), Transportes (5%) e Diversão e Entretenimento (5%).

Para acessar os dados completos da pesquisa, acesso o link: https://superdigital.com.br/blog/images/Indice_Set21_estados_pdf.pdf

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