Getnet: tecnologia é grande aliada dos micro e pequenos empreendedores

Deixamos este artigo pronto pra você usar. Basta fazer o download ou compartilhar. :)

São Paulo, 20 de janeiro de 2021

Na Getnet, empresa de tecnologia do Grupo Santander, uma das soluções digitais que está ganhando força entre micro e pequenos empreendedores é o Link Getpay. Trata-se da oferta de um link de pagamento, que pode ser compartilhado pelo celular, sem a necessidade de o lojista ter máquina de cartões. Hoje, dois terços dos clientes estão no e-commerce e, deste total, 70% já utilizam a ferramenta, com maior concentração nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste.

Último levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aponta que de janeiro a setembro de 2020 a quantidade de MEIs (Microempreendedores Individuais) no país cresceu 14,8% com relação ao mesmo período de 2019, chegando a 10,9 milhões de registros.

“É um dado relevante se pensarmos que grande parte aposta nos meios digitais para divulgar produtos e serviços, bem como opta por meios de pagamento eletrônicos. Portanto, empreender hoje é uma atividade que exige estar na Internet, porque é o canal mais fácil e rápido de alcançar seus públicos e aumentar as vendas”, afirma Pedro Cardoso, vice-presidente de Negócios e Marketing da Getnet.

Com este cenário, a empresa reuniu informações sobre algumas tecnologias disponíveis que podem fazer a diferença no crescimento dos negócios, mas antes explica a importância do planejamento.

Planejamento

Para iniciar qualquer negócio, seja no meio físico ou digital, é importante fazer um exercício de entender o que está no entorno, respondendo algumas perguntas:

  • Como está o desempenho do mercado de atuação (crescimento ou queda)?
  • Quais são os principais desafios e benefícios que o setor apresenta?
  • Como os potenciais clientes se comportam, o que eles esperam e valorizam?
  • Como os concorrentes agem, o que mais oferecem para atrair e fidelizar clientes?
  • Quem são os benchmarkings do setor e quais suas ações?
  • Quais estratégias são necessárias no curto, médio e longo prazo para atingir os objetivos e metas do negócio?
  • Quais ferramentas tecnológicas estão disponíveis e atendem as necessidades de uma determinada atividade?

“A pandemia fez com que muitos empresários, especialmente os pequenos, iniciassem seus negócios digitais até mesmo sem planejamento. Por outro lado, mudou-se a forma com que as pessoas buscam produtos e serviços, fortalecendo o e-commerce. Hoje, com a ajuda da tecnologia, as operações tornaram-se mais fáceis e baratas”, explica Cardoso.

Link de Pagamento

Produto simples de gerenciar e bastante competitivo sob o ponto de vista de custos, principalmente, para quem vende nas redes sociais ou no comércio ambulante.

O vendedor não precisa criar uma loja virtual. Basta criar o link da venda a partir da plataforma contratada ou aplicativo e compartilhar com o cliente por qualquer rede de mensagens instantâneas, como WhatsApp, por exemplo. Se for e-commerce, é possível incluir o custo de frete, e se houver, opção de descontos e de parcelamento. O consumidor, ao abrir o link, entrará na plataforma para conferir o valor e as informações do produto e escolher a forma de pagamento. 

Loja Digital

Para desenvolver uma loja na Internet com estrutura adequada de oferta de produtos e serviços é muito mais fácil e barato hoje em dia e permite começar a vender rapidamente. A Getnet oferece uma plataforma, que funciona como um e-commerce e auxilia os empreendedores a criarem uma presença digital de forma prática, simples e efetiva. É possível montar uma vitrine online e ter gestão completa dos pagamentos com ferramentas que permitem acompanhar o desempenho das vendas em tempo real.

PIX

Meio de pagamento instantâneo do Banco Central, disponível para pessoas físicas e jurídicas em novembro de 2020. O empreendedor pode receber os pagamentos pelo PIX com QR Code gerado nas maquininhas ou pela chave cadastrada na conta jurídica, disponível no aplicativo do banco recebedor.

A Getnet disponibiliza mais conteúdo e orientações aos empreendedores no blog Negócios de Sucesso (http://negociodesucesso.getnet.com.br) e cases de sucesso no podcast Superar (https://open.spotify.com/show/3zAfOy6UWIiCzQs0a9kZqF?si=BMZOQAPPRZmDlXJvDEA2VQ).

 Sobre a Getnet

A Getnet é uma empresa de tecnologia do grupo Santander que oferece um portfólio completo de produtos e serviços de meios de pagamentos, com tecnologia de ponta que permite a integração com todos os meios de captura. Com o conceito de multicanalidade, a empresa entrega soluções digitais e físicas, de acordo com a necessidade de cada cliente, seja ele pequeno, médio ou um grande empreendedor e para todos os ramos de atividades. A qualidade da entrega da Getnet é medida com foco na experiência, satisfação e engajamento dos seus clientes certificada pelo selo RA1000, do Reclame Aqui. Além disso, a empresa possui as principais certificações do mercado que garantem segurança e otimização de processos, como os Selos ISO 9001, 27001 e 10002, Visa Pin 2.0, PCI entre outros. A Getnet trabalha para fazer com que o empreendedor brasileiro tenha cada vez mais sucesso e aumente suas vendas. A companhia está entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil e no mundo, segundo o ranking Great Place to Work.

Área restrita