IGet: Varejo e Serviços dão sinais de recuperação em abril

Deixamos este artigo pronto pra você usar. Basta fazer o download ou compartilhar. :)

  • A reabertura do comércio neste período contribuiu para o crescimento das vendas
  • Varejo ampliado e Serviços fecharam com altas de 20% e 19%, respectivamente

São Paulo, 11 de maio de 2021

O IGet, indicador econômico de varejo e de serviços desenvolvido pelo Departamento Econômico do Santander em parceria com a Getnet, apontou crescimento nas vendas em abril, em um sinal de recuperação da atividade no início do segundo trimestre do ano. Os indicadores de varejo restrito e ampliado fecharam o mês com variação positiva de 8,8% e 7,3%, respectivamente, frente a março. A comparação anual também é de alta em 15,2% (restrito) e 20% (ampliado). Em Serviços às famílias, o crescimento mensal foi de 19% e anual de 47,3%.

“Observamos esta melhora mensal, principalmente, após a flexibilização da abertura do comércio na segunda quinzena, já que muitos municípios estabeleceram lockdown para conter a disseminação do coronavírus. O varejo atendeu a uma demanda reprimida na segunda quinzena de março e no início de abril. Na Getnet, por exemplo, registramos recorde de transações por segundo logo no primeiro sábado de reabertura, em 24 de abril”, explica Pedro Coutinho, CEO da Getnet.

De acordo com o indicador, as categorias que mais puxaram a alta no varejo restrito foram Artigos Pessoais (60,4%), Móveis e Eletrodomésticos (18,6%) e Vestuário (16,9%). No ampliado, Partes e Peças Automotivas fechou com alta de 7,1% e Material de Construção em 4,3%. No IGet Serviços, Alojamento e Alimentação cresceu 20,3% e Demais Serviços, que contempla cultura e lazer, por exemplo, fechou em 14,6%.

Para o economista do Santander, Lucas Maynard, abril foi uma surpresa positiva com índices compensando as perdas de março. “Vimos que a mobilidade começou a se recuperar, principalmente após a reabertura do comércio nos principais centros urbanos. No entanto, precisamos analisar com cuidado os próximos meses caso haja novas restrições geradas pela pandemia”, completa.

Metodologia

O iGet – Índice Getnet de Vendas do Comércio Varejista Brasileiro – utiliza informações de transações no mercado de adquirência nacional e tem o intuito de ampliar o conjunto informacional para análise da trajetória da atividade econômica no Brasil. O método é o same store sales (vendas de uma mesma loja) a cada dois meses. Em abril, a amostra foi de 150 mil estabelecimentos no comércio varejista e 73 mil do setor de serviços. São empresas de diferentes tamanhos, segmentos e regiões.

Sobre a Getnet

A Getnet é uma empresa de tecnologia do grupo Santander que oferece um portfólio completo de produtos e serviços de meios de pagamentos, com tecnologia de ponta que permite a integração com todos os meios de captura. Com o conceito de multicanalidade, a empresa entrega soluções digitais e físicas, de acordo com a necessidade de cada cliente, seja ele pequeno, médio ou um grande empreendedor e para todos os ramos de atividades. A qualidade da entrega da Getnet é medida com foco na experiência, satisfação e engajamento dos seus clientes certificada pelo selo RA1000, do Reclame Aqui. Além disso, a empresa possui as principais certificações do mercado que garantem segurança e otimização de processos, como os Selos ISO 9001, 27001 e 10002, Visa Pin 2.0, PCI entre outros. A Getnet trabalha para fazer com que o empreendedor brasileiro tenha cada vez mais sucesso e aumente suas vendas. A companhia está entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil e no mundo, segundo o ranking Great Place to Work.

Área restrita