Loja da Cidade tem novos produtos de artistas que se conectam à SP

Deixamos este artigo pronto pra você usar. Basta fazer o download ou compartilhar. :)

  • Localizada no hall de entrada do Farol Santander SP, a Loja da Cidade é opção de compras para turistas, visitantes locais e presentes do Dia dos Namorados;
  • Artigos como fotos, quadros, canecas, almofadas, postais e bottons valorizam a identidade paulistana;
  • Nomes da arte e fotografia como Jean Manzon, André Crespo, Eli Hayasaka e Nikko Kali assinam artigos à venda

São Paulo, 31 de maio de 2021

A Loja da Cidade, localizada no hall de entrada do Farol Santander São Paulo, centro de cultura, empreendedorismo, lazer e gastronomia, coloca à venda novos produtos. Com temas e imagens de trabalhos inspirados na capital paulista, o espaço tem o propósito de exercer um resgate da memória paulistana e, nesse sentido, as novidades trazem trabalhos de artistas como André Crespo e Nikko Kali, e dos fotógrafos Jean Manzon e Eli Hayasaka. Outro destaque é uma linha de bottons temáticos sobre Adoniran Barbosa, ícone paulistano e que já foi personagem de uma exposição no Farol Santander.

Os mais de cinquenta artigos da loja também figuram como opção de presentes para o Dia dos Namorados (12/06) e podem ser adquiridos online, no site https://lojadacidade.com/. Clientes Santander têm descontos nas compras realizadas na loja física.

André Crespo, artista plástico paulistano com diversas obras inspiradas em sua vivência na capital paulista tem telas originais à venda na Loja da Cidade. Ao todo, são 15 trabalhos de pintura em tela com tinta acrílica, com dimensões variadas e títulos como Augusta; Av. Paulista; Manhã na Capital e Garoa, além de outros que remetem ao cotidiano de São Paulo. As obras de Crespo ainda foram utilizadas como temas para outros produtos disponíveis na Loja, como canecas, chaveiros, postais e cadernetas.

Já Eli Hayasaka, fotógrafo com larga experiência em desenvolvimento de projetos em arquitetura e urbanismo, é um dos profissionais com trabalho mais reconhecido sobre o Centro de São Paulo. Na Loja da Cidade, os visitantes podem encontrar postais de 15cm x 10cm, desenvolvidos a partir de fotografias de Hayasaka, duas delas, inclusive, retratam o Farol Santander em meio a outros clássicos edifícios e pontos da cidade.

Outra personalidade que assina o design de novos produtos na Loja da Cidade é Nikko Kali, artista plástico, escritor e ceramista nascido em São Paulo. Kali é um estudioso da obra de Juan Miró há mais de dez anos e criou uma série de artes inspiradas no trabalho do artista catalão, que atualmente é tema da exposição O Jardim das Maravilhas de Miró, em cartaz no Farol Santander até agosto de 2021. Produtos como canecas, chaveiros, imãs, almofadas e cadernetas tiveram impressos desenhos propostos pelo artista paulistano. Ainda sobre Miró, na sessão “Livraria” a loja disponibiliza os livros infantis Mari Miró, da autora e pedagoga Vivian Caroline Lopes, embasados na obra do pintor catalão.

A Loja da Cidade também terá à venda itens relativos a nomes clássicos e fundamentais para a difusão artística no Brasil e em São Paulo. O primeiro deles é Jean Manzon, fotógrafo francês radicado no Brasil a partir da década de 1940 e, reconhecido por implementar um modelo europeu ao fotojornalismo brasileiro, quando passou a integrar a equipe da revista O Cruzeiro (RJ). Fotos clássicas realizadas por Manzon, entre elas registros da cidade de São Paulo feitas pelo francês, como o à época Edifício Altino Arantes (hoje Farol Santander) e a Avenida São João, também estarão disponíveis na loja física e online.

João Rubinato, o Adoniran Barbosa, foi um cantor e compositor paulista, ator de novela, cinema e circo, radioator e artesão, tornando-se um dos principais cronistas e personalidades da cidade de São Paulo. No Farol Santander SP, o ícone paulistano foi tema da exposição Trem das Onze – uma viagem ao mundo de Adoniran, um sucesso de público e crítica com curadoria de Celso de Campos Jr. e Pedro Serrano. A Loja da Cidade agora oferta uma série de bottons temáticos inspirados em Adoniran, com diversas imagens do compositor.

A loja mantém em seu catálogo os já conhecidos objetos temáticos e personalizados do Farol Santander, das exposições em cartaz no prédio e dos artigos com layouts desenvolvidos pelo artista Baixo Ribeiro, da Choque Cultural, como almofadas, cadernetas, bottons, squeeze, imãs, camisetas, canecas, ecobags, adesivos, chaveiros e guarda-chuvas.

Com projeto desenvolvido pela Roya Arquitetura, a Loja da Cidade visa ampliar a experiência do visitante do Farol Santander São Paulo, propondo uma conexão ainda maior com a cidade, por meio de itens exclusivos em praticamente sua totalidade.

Fotos: https://bit.ly/2TmhEnb

Sobre o Farol Santander São Paulo

Desde sua inauguração, em janeiro de 2018, o Farol Santander já recebeu mais de aproximadamente 800 mil pessoas e 20 exposições de arte nos eixos temático e imersivo. As atrações do Farol Santander ocupam 18 andares dos 35 do edifício de 161 metros de altura que, por um longo período, foi a maior estrutura de concreto armado da América do Sul.

As visitas começam pelo hall do térreo e seguem até o mirante do 26º que, após a revitalização, ganhou uma unidade do Suplicy Cafés.

Do 2º ao 5º andar os visitantes podem conhecer a história do prédio e da própria cidade, no Espaço Memória, que tem mobiliários originais feitos pelo Liceu de Artes e Ofícios nas salas de reuniões, diretoria e presidência. No 4º andar, uma instalação permanente e exclusiva do Farol Santander: Vista, desenvolvida pelo renomado artista brasileiro Vik Muniz.

No subsolo do edifício, está instalado o Bar do Cofre SubAstor, onde funcionava o cofre do Banco do Estado de São Paulo desde 1947 (tombado pelo Patrimônio Histórico). O bar é ambientado com as características da época e pitadas contemporâneas em design e mobiliários, com cartas de drinks especiais, além de comidinhas.

Serviço – Loja da Cidade – Farol Santander São Paulo

Onde: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)

Site Loja da Cidade: https://lojadacidade.com/

Telefone Farol Santander: (11) 3553-5627

Funcionamento: terça a domingo

Horários: 09h às 20h

Acesso: Gratuito

Serviço Farol Santander São Paulo –  de 22/01 a 25/07

Site Farol Santander: farolsantander.com.br

Funcionamento: terça a domingo

Horários: 09h às 20h

** Horários sujeitos a alteração de acordo com possíveis novas determinações das autoridades públicas. Consulte o site.

Ingressos: R$ 25,00 (visitação completa ao Farol Santander) site e bilheteria física no local.

Crianças de até 2 anos e 11 meses não pagam ingresso. A partir dos 3 anos, pagam meia entrada e, a partir dos 12 anos, é necessária a apresentação de RG e carteirinha de estudante para o pagamento da meia.

Classificação: Livre                   

Brigada de incêndio e Seguranças: Efetivo total de 60 pessoas

Banheiros: 2 por andar – 1 masculino e 1 feminino (4º, 8º, 21º, 22º, 23º, 24º e no 26º andar)

*Tempo máximo de visitação ao prédio: 1h45

*Monitoria no andar

* Instalações acessíveis para cadeirantes

Área restrita