Santander faz aquisições para expandir atuação no setor automotivo

Deixamos este artigo pronto pra você usar. Basta fazer o download ou compartilhar. :)

  • Banco assume controle da Solution4Fleet, fornecedora de soluções para locação e assinatura de veículos, e Webmotors adquire a Car10, marketplace de serviços automotivos
  • Novos negócios ampliarão a oferta de valor aos clientes do segmento, consolidando a liderança da instituição no mercado de automóveis

São Paulo, 14 de julho de 2021

O Santander Brasil assinou acordos para a aquisição de duas empresas que atuam no segmento automotivo. Os novos negócios serão integrados, respectivamente, às plataformas da Santander Financiamentos e da Webmotors, permitindo ao Banco expandir a oferta de serviços aos clientes na área automotiva e consolidar sua posição de liderança tanto no mercado de financiamento quanto nos classificados automotivos.

A Solution4Fleet é especializada na estruturação de negócios de locação e de assinatura de veículos – modalidade de aluguel de longo prazo para pessoa física. As soluções oferecidas pela empresa incluem sistema de gestão de frota, manutenção assistida, assistência 24 horas e conserto, gestão de multas, entre outros serviços.

“A entrada da Solution4Fleet em nosso ecossistema de negócios nos permitirá ingressar no mercado crescente de locação e assinatura de veículos. Com os investimentos e a tecnologia que aportaremos na empresa, faremos com que a nossa oferta de soluções fique ainda mais completa e ajustada às necessidades de montadoras, revendas e gestores de frotas interessados na modalidade”, explica André Novaes, diretor da Santander Financiamentos.

Já a Car10 atua como um marketplace que reúne mais de 8 mil oficinas e serviços automotivos, como funilaria, higienização, assistência emergencial, entre outros. Os proprietários de veículos podem obter indicações conforme a necessidade e também enviar fotos de seus carros para realizar cotações online, fazer agendamentos, buscar peças e acessórios e receber ofertas de serviços e descontos.

“A associação à Car10 abre espaço para nossa atuação no ciclo de vida completo de uso do carro”, explica Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors. “Ao oferecer esses serviços à nossa base de mais de 12 milhões de usuários únicos, daremos um grande impulso ao crescimento do marketplace da Car10, ao mesmo tempo em que estreitaremos o nosso relacionamento com os clientes, que nos visitarão não apenas para comprar e vender veículos, mas também para contratar outros serviços automotivos.”

Ambas as transações estão sujeitas às aprovações das autoridades. Uma vez concluídas as operações, o Santander assumirá participações majoritárias de 80% na Solution4Fleet e de 66,7% na Car10.

As aquisições reforçam a atuação do Santander no setor automotivo. O banco é líder no financiamento de veículos no Brasil, com aproximadamente  25% deste mercado, e atua em outros segmentos de mercado por meio de suas empresas coligadas, como a Auto Compara e Santander Auto, no setor de seguros, e bancos de montadoras, como o Banco Hyundai Capital Brasil, o Banco RCI (Renault) e o Banco PSA (Peugeot Citroen) além da Webmotors, maior portal de negócios automotivos do País, com 34 milhões de visitas e 150 milhões de buscas todos os meses.

Área restrita