Santander lança fundo offshore de ações com princípios ESG

Deixamos este artigo pronto pra você usar. Basta fazer o download ou compartilhar. :)

  • Robeco, gestora holandesa reconhecida internacionalmente pelas políticas de investimento comprometidas com questões sociais, ambientais e de governança corporativa, será a responsável pela gestão dos ativos

São Paulo, 23 de julho de 2020

A Santander Asset Management lança um fundo offshore de renda variável composto, exclusivamente, por empresas que apresentem sólidos critérios sociais, ambientais e de governança corporativa – que compõem a sigla em inglês ESG. O Global Equity ESG Reais tem seus ativos geridos pela Robeco, gestora holandesa internacionalmente reconhecida pelas políticas de investimento comprometidas com essas questões.

O fundo, que está aberto para investidores qualificados, seleciona entre 70 e 135 empresas, locais e internacionais, de alta qualidade e com elevado potencial de valorização no longo prazo, sempre respeitando os critérios ESG. Além disso, apesar de ser um fundo de ações do mercado internacional, o Global Equity ESG Reais tem hedge para reais, para mitigar os riscos da variação cambial.

“O Santander nunca tirou o tema ESG do radar – fomos pioneiros no país ao lançar, em 2001, o Fundo Ethical. O Global Equity ESG Reais amplia o nosso leque de produtos com viés de sustentabilidade e atende a uma demanda que tem crescido consistentemente nos últimos meses”, afirma Gilberto Abreu, CEO da Santander Asset Management Brasil.

Santander GO

O fundo marca a chegada ao Brasil da plataforma global Santander GO, que já soma € 1 bilhão em ativos sob gestão nos diferentes países em que está presente – Espanha, Portugal, Alemanha, Chile, Uruguai, Miami, Suíça, Reino Unido e México. O objetivo é facilitar a distribuição de fundos nas diferentes geografias em que o Grupo Santander está presente.

“Com a Selic em um patamar historicamente baixo, os clientes têm buscado diversificar seu portfólio, o que inclui investimentos no exterior. Portanto, o Santander GO também chega em um momento propício”, destaca Abreu.

Lançado em março do ano passado, o Santander GO inclui cinco estratégias de investimento para as quais foram selecionados os melhores especialistas em cada uma das categorias – retorno absoluto, ações americanas, ações globais, renda fixa flexível global e renda fixa de curto prazo nos EUA. Além do Global Equity ESG, da Robeco, a Santander Asset Management Brasil lançou o North American Equity, gerenciado pelo Morgan Stanley.

Na seleção dos parceiros, foram considerados os critérios de rentabilidade e consistência, com supervisão e controle de risco da SAM em cada um dos ativos que compõem o portfólio. Assim, cada produto foi definido de acordo com o perfil dos clientes, com a SAM assumindo o controle dos riscos dos veículos, enquanto os gestores terceiros são responsáveis por administrar o fundo, incluindo decisões de investimento e execução de ordens.

Área restrita